logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Entidade científica solicita a NÃO suspensão de portaria para gestão sustentável da pesca no País

Ter, 30 de Abril de 2019 10:55

 

A Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) enviou na última quinta-feira, 25 de abril, uma carta ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, manifestando “espanto e preocupação” com solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a suspensão da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos, estabelecida pela Portaria nº 445/2014. A sugestão da SBI é que o MMA não acate à solicitação do Mapa.

 

Segundo a SBI, a solicitação impõe consequências previsíveis e possivelmente irreversíveis, pois coloca em risco a conservação e uso sustentável da Biodiversidade brasileira. Além disso, a proposta do Ministério da Agricultura desconsidera esforços e recursos dirigidos à regulamentação da portaria nos últimos anos.

 

Em apoio à manifestação da SBI, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) afirma a importância da manutenção da portaria no cenário atual. “A SBPC se manifesta favorável ao posicionamento de não suspender a Portaria 445/2014 do MMA, uma vez que a suspensão leva a riscos para a Biodiversidade brasileira, principalmente em relação às espécies em extinção. A SBPC também é favorável que esforços na coleta e análise de dados científicos orientem Políticas de Gestão Pesqueira para a utilização sustentável dessa Biodiversidade”, declara.

 

Leia a carta da SBI neste link.

 

Jornal da Ciência

 


Fonte: SBPC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa