Produção científica da Embrapa é a maior entre as instituições não acadêmicas do País

Qui, 25 de Abril de 2019 09:24

Para cada real aplicado pelo Governo, a Embrapa gerou R$ 12,16 para a sociedade brasileira

Entre os anos de 2003 e 2017, os pesquisadores da Embrapa produziram 16.493 artigos científicos, colocando a Empresa entre as dez primeiras instituições brasileiras com o maior nível de produtividade acadêmica no País e a primeira entre as instituições de pesquisa não acadêmicas. Os dados são do Balanço Social 2018, estudo anual realizado pela Empresa que aponta o seu retorno social para a sociedade e que será divulgado no próximo dia 24 de abril, durante a solenidade do seu 46º aniversário, em Brasília-DF. O Balanço também vai revelar que o lucro social apurado no ano passado foi de R$ 43,52 bilhões, gerado a partir do impacto econômico no setor agropecuário; e para cada real aplicado pelo Governo na Embrapa gerou R$ 12,16 para a sociedade brasileira.

O ranking de produção científica foi realizado a partir de uma busca na base de dados Web of Science (WoS) de todos os tipos de documentos cujos autores declararam afiliações no Brasil e que foram publicados nesse período. Desta maneira, foram reunidos quase 500 mil artigos e, entre os resultados, identificou-se que a Embrapa ocupa o 8º lugar entre todas as instituições que mais publicaram nesses últimos 15 anos. As sete primeiras instituições são universidades públicas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.

No entanto, quando consideradas organizações não universitárias, a Empresa ocupa o primeiro lugar, ficando à frente de outras instituições como, por exemplo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e até mesmo importantes universidades.

Leia na íntegra: Embrapa

Fonte: Jornal da Ciência, 23 de Abril de 2019