Pós-doutorado em dinâmica de fluidos computacional com bolsa FAPESP

Ter, 23 de Abril de 2019 11:59

Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma bolsa de pós-doutorado na área de mecânica dos fluidos computacional. As atividades serão realizadas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos. O prazo de inscrição termina em 30 de abril de 2019.

O pós-doutorando participará do projeto “Computação de alto desempenho e métodos de decomposição de domínio multiescala para a simulação de reservatórios de petróleo”, com supervisão do professor Fabrício Simeoni de Sousa.

O projeto busca o desenvolvimento e implementação do Multiscale Robin Coupled Method em 3D em um ambiente computacional de alto desempenho, tirando proveito das arquiteturas multicore híbridas desse tipo de equipamento a fim de obter um simulador de larga escala capaz de reproduzir de forma digital os grandes reservatórios de petróleo do pré-sal brasileiro.

É necessário que o candidato tenha título de doutor em matemática aplicada, ciência da computação ou áreas afins, com experiência em mecânica dos fluidos computacional. São desejáveis: experiência comprovada na implementação de métodos de decomposição de domínio multiescala para simulação de reservatórios, experiência com métodos de redução de ordem para problemas em meios porosos e experiência na implementação de métodos numéricos em ambientes de alto desempenho, usando linguagens C / C++.

A oportunidade também exige pelo menos um artigo científico publicado nos últimos cinco anos que comprove a experiência do candidato em métodos multiescala para simulação de reservatórios de petróleo. Candidatos devem ter obtido doutorado nos últimos cinco anos para concorrer à vaga.

Os interessados devem enviar um e-mail com o assunto “CEPID Postdoc – Multiscale Methods” para o professor Fabrício Simeoni de Sousa ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), anexando uma carta de apresentação e currículo atualizado, ambos em formato PDF.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2790.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP