logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil reduz financiamento para cientistas ? e o planeta pode sofrer as consequências

Ter, 23 de Abril de 2019 11:19

 

O presidente Jair Bolsonaro está cortando a verba para a pesquisa e a academia, colocando em risco os recursos naturais, como a Amazônia, dizem os críticos

 

Quando Jair Bolsonaro começou seu mandato, em janeiro, rapidamente iniciou a cumprir suas promessas de campanha de reverter as proteções à floresta amazônica e os direitos indígenas, priorizando a expansão da agricultura e dos interesses comerciais, desencadeando o alarme entre os conservacionistas. E, mais recentemente, ele vem promovendo profundos cortes nos programas de pesquisa científica.

 

Ainda assim, ninguém esperava que suas políticas teriam um impacto tão dramático na carreira da cientista Alessandra Camelo, de 25 anos.

 

“Tudo o que eu sempre quis foi ser uma cientista”, conta Camelo.

 

Depois de obter seu diploma de graduação em engenharia agrícola e ambiental, ela fez parte do programa de mestrado em energia na Universidade de São Paulo (USP), uma das principais universidades de pesquisa do Brasil. Desde então, ela passou um ano estudando engenharia ambiental na Universidade de Chicago e trabalhou como acadêmica visitante no programa de testes de bioenergia da Texas A & M.

 

Seu foco tem sido encontrar uma maneira de tornar a produção de etanol mais eficiente. Seu objetivo de carreira? “Quero usar a ciência para trazer sustentabilidade e valor estratégico em grande escala para o Brasil”.

 

Leia na íntegra: National Geographic Brasil

 

Leia também:

National Geographic – Brazil slashes funding to scientists. The planet may suffer

 


Fonte: Jornal da Ciência, 22 de Abril de 2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa