Brasil reduz financiamento para cientistas ? e o planeta pode sofrer as consequências

Ter, 23 de Abril de 2019 11:19

O presidente Jair Bolsonaro está cortando a verba para a pesquisa e a academia, colocando em risco os recursos naturais, como a Amazônia, dizem os críticos

Quando Jair Bolsonaro começou seu mandato, em janeiro, rapidamente iniciou a cumprir suas promessas de campanha de reverter as proteções à floresta amazônica e os direitos indígenas, priorizando a expansão da agricultura e dos interesses comerciais, desencadeando o alarme entre os conservacionistas. E, mais recentemente, ele vem promovendo profundos cortes nos programas de pesquisa científica.

Ainda assim, ninguém esperava que suas políticas teriam um impacto tão dramático na carreira da cientista Alessandra Camelo, de 25 anos.

“Tudo o que eu sempre quis foi ser uma cientista”, conta Camelo.

Depois de obter seu diploma de graduação em engenharia agrícola e ambiental, ela fez parte do programa de mestrado em energia na Universidade de São Paulo (USP), uma das principais universidades de pesquisa do Brasil. Desde então, ela passou um ano estudando engenharia ambiental na Universidade de Chicago e trabalhou como acadêmica visitante no programa de testes de bioenergia da Texas A & M.

Seu foco tem sido encontrar uma maneira de tornar a produção de etanol mais eficiente. Seu objetivo de carreira? “Quero usar a ciência para trazer sustentabilidade e valor estratégico em grande escala para o Brasil”.

Leia na íntegra: National Geographic Brasil