logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cidade de São Paulo tem descobertas arqueológicas, mas preservação ainda é falha

Ter, 23 de Abril de 2019 10:59

 

Maioria dos achados é resultado de levantamentos feitos por causa de obras, o que é exigido por portaria federal; capital paulista tem cerca de 250 pesquisas em andamento

 

Uma muralha dentro de uma mata de difícil acesso, ossos de um antigo cemitério em pleno centro e trilhos de trem na obra de um shopping. Das áreas periféricas até regiões de intensa urbanização, novos artefatos arqueológicos têm sido encontrados na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo em que descobertas são reveladas, contudo, a gestão de peças e sítios arqueológicos enfrenta dificuldades. Dentre os casos mais conhecidos está uma área hoje em ruínas na zona leste.

 

A maioria dos achados na capital provém de levantamentos arqueológicos realizados por causa de obras de médio e grande porte, exigidos em portaria federal desde 2002. Um levantamento do Estado no Diário Oficial da União identificou, somente no ano passado, ao menos 17 procedimentos do tipo.

 

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 


Fonte: Jornal da Ciência, 22 de Abril de 2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa