Nova temporada do programa "Entrevista" está disponível no Futura Play

Ter, 23 de Abril de 2019 09:45

Agência FAPESP – A temporada mais recente do programa “Entrevista”, produzido pelo canal Futura em parceria com a FAPESP, já está disponível no Futura Play. Apresentada por Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a série apresenta histórias de 13 cientistas que se tornaram empreendedores com apoio da FAPESP.

Entre os convidados estão Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O pesquisador falou sobre a descoberta de um superbactericida 32 vezes mais potente que os tradicionais, com múltiplos usos, que vão do aumento do tempo de prateleira de alimentos à construção civil.

Outro participante foi o engenheiro aeronáutico Leonardo Nogueira, que conversou com Saldiva sobre o emprego de balões para usos que vão da agricultura à segurança pública. Já o engenheiro Paulo Gurgel apresentou a tecnologia de reconhecimento facial que possibilita movimentar uma cadeira de rodas, com precisão, por meio das expressões do usuário. Nogueira e Gurgel foram apoiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A temporada anterior, também disponível no Futura Play, apresentou histórias de cientistas que se dedicam a melhorar a saúde pública do Brasil. As entrevistas abordaram assuntos como sedentarismo e depressão, inovações no tratamento do câncer, doenças inflamatórias, prevenção e tratamento do HPV e obesidade.

A parceria entre a FAPESP e o canal Futura da Fundação Roberto Marinho prevê a produção de um conjunto de programas sob os títulos “Entrevista” e “Ciências para Todos”, este último a ser veiculado em breve. O objetivo é popularizar e divulgar a ciência produzida no Brasil com apoio da FAPESP, conectando as pessoas e suas vidas ao que os pesquisadores vêm produzindo de conhecimento e sua repercussão na melhoria da qualidade de vida de todos.

Mais informações em: www.fapesp.br/programas/futura.

Fonte: Agência FAPESP